Como Fazer a Pesquisa de Palavra-Chave Para seu Site de Nicho para Obter Visitas de Forma Constante Mesmo Sendo um Iniciante

E á tudo certo?

Hoje estamos indo a mais um artigo sobre um dos pontos mais importantes na hora de construir um sites de nicho ou um blog de autoridade.

A pesquisa de palavras chave é muito mais que saber o volume de buscas de um determinado assunto.

Através da análise de palavras chave você pode ser capaz de descobri coisas como:

  1. O volume de buscas e interesse no tema
  2. A intenção de compra dos visitantes
  3. O nível de dificuldade para ranqueamento
  4. Uma média de quantidade de visitas que o seu blog teria no futuro

Entre muitas outros fatos que iremos abordar logo abaixo. Então vamos ao que interessa para você já começar.

Planejador de palavras chave: porque usar esse tipo de ferramenta?

Nesse ebook aqui sobre um site que iniciei e que já está dando os seus primeiros resultados financeiros através da venda de infoprodutos.

Porém o que não falei ainda foi que não foi só a escolha do nicho que está fazendo ele dar frutos e sim a boa e velha pesquisa de palavra chaves.

Sim.

Se você ficar bom nisso você terá meio caminho andado no mundo do seo.

Já mencionei o keyword planner neste artigo aqui mas de forma superficial mas agora quero entrar mais em detalhe no poder dessa estratégia.

O google como já sabe é o maior e mais usado motor de buscas do mundo logo essa empresa possui um banco de dados gigantesco com estatísticas e termos que as pessoas mais colocam nas pesquisas todos os dias.

O google armazena essas informações para que os anunciantes (empreendedores e empresas) saibam quais os melhores assuntos para anunciar o seus serviços e produtos, já que o google com a sua plataforma google adwords fornece uma série de dados muito úteis para esse propósito.

Como:

  1. Número de pesquisas mensais para qualquer termo que você colocar
  2. Média de quanto a maioria dos anunciantes estão pagando por cada clique
  3. Média de anunciantes para os termos: Se é baixa, média ou alta

Entre outros benefícios bastante usadas na plataforma.

Mas a que tem sido mais falado no mundo do seo é ferramenta interna que possui dentro da plataforma chamada de keywords planner. Tem sido uma das ferramentas mais usadas no Brasil e no mundo quando o assunto é pesquisa de palavras chave.

  1. Isso devido a facilidade que o google oferece
  2. A velocidade para fornecer os dados e volumes
  3. E ao custo benefício já que era grátis o acesso

Durantes alguns anos ela continuou sendo gratuita, mas infelizmente as regras mudaram, agora para conseguir ter o volume mais exato de uma palavra chave é necessário criar uma campanha de anúncios.

A pesas de ter saído alguns truques em diversos fóruns de seo para burlar o sistema e conseguir  o acesso novamente. Agora ainda é possível usar a ferramenta mas com um intervalo muito grande das buscas mensais.

Antes quando você pesquisa-se por : Como emagrecer o abdomen

A ferramenta do google nos fornecia um volume mais preciso para esse termo.

Por exemplo:

Poderia ser: 5.500  buscas mensais

Hoje se você fazer essa mesma pesquisa o keywords planner vai te dar uma noção bastante vaga e difícil de ser calculada.

Mas porque isso aconteceu?

Tem aquele ditado:

“Não existe almoço grátis”

O google provavelmente percebeu que poderia conseguir muito mais usuários pagantes na plataforma do adwords se restringisse a ferramenta, pessoalmente até achei que o google tinha demorado demais em fazer isso já que já faz anos que uma ferramenta tão eficaz continuou sendo grátis.

Então nós que empreendemos com blog tivemos que dar os pulos para driblar a situação, afinal a pesquisa de palavras chave é o ponta pé de qualquer blog desde a iniciação do projeto até a existência dele.

Pois veja bem:

  • #1. Você precisar fazer a escolha de um nicho de mercado para isso é necessário ter uma noção o mais precisa possível do volume de buscas que se tem para que assim você possa saber o tamanho e medir o potencia do projeto.
  • #2. Feita a escolha do nicho de mercado você precisará fazer uma grande lista de termos com baixa concorrência para criar todos os artigos ao longo do tempo.

Esses são os dois pontos mais relevantes em que tanto tempo o keyword planner vinha atendendo bem essas necessidades. Vamos falar mais das ferramentas abaixo e das opções que temos hoje no mercado para tampar esse buraco.

Os 3 tipos de palavras chave: Cabeça, corpo e Cauda longa

O Spencer sempre bate na tecla da importância de focar nas palavras de cauda longa devido ser muito mais fácil de obter ranking elevados no google, já falei sobre isso aqui.

Uma palavra chave pode ser dividida em 3 partes.

Observe a imagem abaixo.

Imagem do site neilpatel.com

1.Cabeça:

A cabeça geralmente são termos com um maior volume de buscas porém o nível de dificuldade para conseguir chegar nas primeiras posições também é 10X mais difícil na maioria dos mercados, principalmente no nichos mais rentáveis.

E apenas de ter muitas pesquisas esse tipo de keywords não tem muito apelo comercial o que é ruim para nós que deseja monetizar um site de nicho ou blog, isso devido atrair um público muito amplo.

São comuns o uso apenas de um termo nos motores de busca. nível de ranqueamento considerado muito difícil.

  1. Pescar
  2. Marketing
  3. Mercado
  4. seo
  5. Arroz

2.Corpo:

O corpo já são os termos usado com duas palavras chave, o que já tornar um pouco mais segmentado do que a cabeça, mas mesmo assim dependendo do mercado é bastante difícil de superar no goole alguns sites.  Elas são de 2 a 3 kewords.

Exemplos:

  1. fazer arroz
  2. Marketing viral
  3. como pescar

3.Cauda

Essa é segundo Chris Anderson a parte mais pesquisada.

Isso porque mesmo a maioria dos termos tendo poucas buscas mensais a soma da quantidade de palavras de cauda longa que se faz globalmente é gigantesca o que torna esse tipo de palavra chave valiosa.

Nesta parte bastante comum as pessoas usar termos mais específicos e mais longos o que costuma atrair pessoas com uma maior intenção de compra.

Geralmente possui buscas entre 10 a 2000 buscas mensais, o volume pode depender para cada termo e nicho de mercado.

São comuns ter 4 ou mais palavras.

  1. Como fazer arroz passo a passo
  2. Como criar um blog de sucesso
  3. Como adestrar um cão pitbull

Quando partimos para etapa onde se busca palavras de baixa concorrência com uma facilidade maior para chegar na primeira página do google focar nas palavras de caudas tem sido a melhor opção, pois com elas consigo ranquear com menos recursos como backlinks e em menos tempo do que seria para cabeça e corpo.

#Intenção comercial: keywords rentáveis

A intenção de compra de uma palavra chave é mais importante para o seu negócio do que um grande volume. Isso porque mesmo que uma keywords tenha 50 buscas por mês ela pode significar mais vendas dependendo do produto do que uma keywords com 5.000 buscas com assunto do tipo informativo (geral).

Palavras chave comerciais

  1. Comprar
  2. Cupom
  3. Preço
  4. Onde comprar
  5. Como comprar
  6. Desconto
  7. X produto funciona?
  8. x produto vale apena?
  9. onde comprar x produto
  10. Preço de x produto
  11. O melhor x produto ( ex: o melhor ar condicionado portátil)

Palavras frias onde as pessoas estão em busca de informação

  1. Como fazer
  2. A melhor maneira de
  3. Formas de
  4. Preciso de

Palavras chave de produto

  1. O melhor
  2. Top 10
  3. Marcas específicas
  4. Barato
  5. Comparação
  6. Review
  7. Curso
  8. Treinamento

Usando o keyword planner do google você se depara com 3 métricas nos quais 2 delas ajuda também a ter uma noção do valor comercial de cada termo.

Vejamos:

  • Média de pesquisas mensais: aqui a ferramenta diz quantas buscas mensais possui a palavra chave por mês no google.
  • Lance sugerido: Essa é uma média de quanto os usuários do adwords (anunciantes) estão pagando por cada clique em seus anúncios. Quanto mais alto o valor mais valor comercial tem a palavra chave. O que significa mais poder de compra.
  • Concorrência: Aqui você tem um nível de concorrência. Baixa quer dizer que tem poucas pessoas (empresas) anunciando para a palavra chave. Média quer dizer que tem um volume considerável de pessoas pagando para aparecer seus anúncios para o assunto. E alta significa que a concorrência é alta ou seja exite muitos anunciantes alvejando a keywords.

Nesse caso como o assunto é valor comercial. As pessoas com forte interesse em gastar em algo, quanto maior a concorrência e quanto mais elevado o lance sugerido melhor.

Keyword planner do google

Um coisa que é limitado na ferramenta é a forma como sugeres as palavras chave.

De acordo com Brian a ferramenta joga para cima apenas termos extremamente relacionadas ao que é colocado para sugestão. E isso é um problema porque faz com que muitas palavras relevantes fique de fora e até mesmo fora do campo de visão da maioria que usá-la.

Então não fique surpreso por esses termos serem tão competitivos já que é o que todos que a usa encontra as mesmas palavras chave.

Quando atiramos com o termo como emagrecer rápido a ferramenta nos dá apenas palavras bem óbvias para o assunto.

  1. Dieta
  2. Como emagrecer
  3. Dieta para emagrecer
  4. Como perder barriga
  5. Como perder peso rápido

E não é somente eu ou você que acessa a ferramenta para encontrar ideias e sim outras milhares de pessoas e isso meu amigo faz com que a grande maioria foque nas palavras que a ferramenta mostra.

Principalmente as com mais volume de pesquisas mensais.

Existem termos diferentes dessas acima mas que pode atrair um público com os mesmo interesse de emagrecer rápido.

  1. Suco detox
  2. Dieta dukan
  3. Dieta pálio
  4. Vinícius Possebon

Se você começar a ampliar a sua visão e pensar fora da caixa vai notar que dentro desse mercado de emagrecimento exitem milhares de outros termos muito diferentes do que aparece na ferramenta do google mas que poucas pessoas percebem.

Mas para descobrir essas novas palavras é necessário ficar atento no dia a dia para perceber oportunidade onde quase ninguém está vendo.

Você pode encontrar ideias em:

  1. Portais de notícias
  2. Revistas online
  3. No dia a dia indo para o trabalho ou para qualqier lugar
  4. Televisão
  5. Revistas de bancas
  6. Anúncios em geral
  7. Em blogs e sites

Além dessas dicas, qual a solução para conseguir driblar esse problema e encontrar palavras chaves de cauda longa rentáveis e que poucas pessoas sabem?

Muito bem!

Vamos ver como  fazer isso agora.

#Ferramentas para encontrar palavras chave de cauda longa

Temos algumas ferramentas na internet que facilitam bastante esse trabalho tendo um pouco de paciência para garimpar você pode encontrar pepitas de outro para o seu blog.

1. Relacionados do google

Quando se faz um pesquisa no google além de você receber uma lista de páginas com o melhor conteúdo, no final delas você encontra palavras relacionadas e muitas vezes caudas longas também.

Usei o termo ginastica para mulheres grávidas:

No final da página aparecem esses termos e algumas inclusive de cauda longa. Geralmente aparem mais o tipo de palavra de corpo e as de cauda o que torna esse lugar bem interessante para nós que criamos sites e blogs.

  1. Exercícios para gestantes na academia
  2. Exercícios para gravidas para judar no parto
  3. Alongamento para gestantes
  4. Musculação para gestantes

Preço: gratuita

2. UberSuggest:

Outra dica é usar o raspador de palavras do google.

O ubersuggest traz a tona todos os termos que geralmente o google sugere no seu campo de pesquisa.

Repare que quando terminei de digitar a palavra “como” o google já comece a me sugerir assuntos de acordo com aquilo que buscado naquele momento na internet o que acaba sendo de grande valor para nós.

Para ter acesso as essas sugestões é que usamos o ubersuggest que nos dá cada termos numa ordem alfabética. Alguns termos evidentimente não fará sentido para você mas se você garipar poderá encontrar alguns bastante relevantes para o seu nicho de mercado.

A medida que rolo a página para baixo aparece os termos de acordo com cada letra do alfabeto.

Outra alternativa que gosto de usar  é a ferramenta kewordstool.io que faz uma raspagem semelhante ao ubersuggest.

Preço: gratuita

3. kewordstool.io

Essa tornou-se uma das minhas ferramentas de palavras chave preferida devido ao que é capaz de fazer.

Além de dar centenas de ideias na maioria dos casos de de long tail. Outro ponto positivo é que ela oferece opção para raspar palavras pesquisas no yotube e bing.E o melhor é que ela possui a versão grátis que já é mais que o suficiente.

Em uma raspagem pelo termo como ganhar massa a ferramenta me deu 340 sugestões.

Preço: Possui versão gratuita

#4- Yahoo resposta:

Imagine você ter acesso a muitas dúvidas dentro do seu nicho de mercado?

No yahoo você consegue ver perguntas individuais feitas por pessoas que estão á procura de ajuda. Porém mais que isso, é um ótimo local para encontrar termos de long tail já que as pessoas estão fazendo perguntas sobre o tema.

E não é atoa que em diversos nichos o yahoo aparece no topo das buscas do google para determinadas palavras chave.

Mesmo as páginas ser usada pelos visitantes ela abam ranqueando por cauda do nível de concorrência para as caudas longas.

Dando o exemplo com o mesmo assunto acima.

Digamos que quero entrar no nicho de ginastica para mulheres gravidas, posso colocar esse tema no google para ele dar ideias sementes. Palavras de cauda longa e variáveis do assunto.

Nisso consigo ver outros termos relevantes usados na pesquisa que aparece nos relacionados:

  • 1.Ginástica para gestantes
  • 2.Exercícios para gestantes na academia
  • 3.Exercícios para gravidas para ajudar no parto
  • 4.Musculação para gestantes

Agora posso mergulhar nessas ideias a fim de ter mais tópicos relacionados de long tail.

Em qualquer assunto você pode olhar os termos relacionados que o google mostra no final da página. Agora se quero ler perguntas relacionadas a esse assunto, uso alguns atalhos.

Coloco perguntas que julgo ser obvias mim baseando nas ideias:

  • Como fazer ginastica estando grávida “Yahoo”
  • Ginástica para grávida funciona?  “Yahoo”
  • Posso fazer ginástica estando grávida? “Yahoo”

Começo pelo google.

Feito a pesquisa, o yahoo fornece uma pergunta relacionada e abaixo mais algumas questões que as pessoas interessadas nesse tema estão fazendo:

Leio todas elas.

E já anoto na minha planilha todas as perguntas relevantes usadas pelo usuário para aquele termo.Depois, clico nos resultados que me interessar.

Olho com atenção em como fazem as perguntas e leio as respostas mais úteis. Dentro da página do yahoo, observo se aparece perguntas relacionadas para coletar para a minha planilha de palavras, frases e perguntas.

Se clicar em mais resultados de br.answers.yahoo.

O google vai abrir todas as perguntas relacionadas em uma página.

Preço: Gratuita

5.Tendência do google

Essa ferramenta é fantática.

Porque ela fornece estatísticas com base a popularidade de uma palavra chave o que ajuda bastante os blogueiros e criadores de conteúdo.

Pois com ela somos capazes de saber:

  • Se um assunto está em crescimento: Se um assunto mostra que estrá começando a pegar o embalo e parece ter um futuro explosivo em buscas é bom perseguí-la se for relevante para o seu nicho pois garantirá vida longa para o seu conteúdo.
  • Se está em constante declínio: Se um termo estiver perdendo popularidade ao passar dos anos ou meses é bom sabermos antes de começar um blog ou artigo sobre o tema.

Mas como estamos falando de palavras chave.

Além dessa parte importante de tendências o google trends também despeja no final da página termos relacionados e em muitos casos são de cauda longa com muita procura.

Pesquisei pelo termo: Como perder peso

A ferramenta fornece um gráfico com o nível de interesse ao longo do tempo. Não esquecendo que você pode comparar um termo com outras palavras relacionadas e também você pode definir a parti de quanto tempo quer que apareça o gráfico. Se é das últimas 4 horas, 7 dias, 90 dias, 12 meses ou em até a partir de 5 anos de contagem.

Rolando a página chego até a parte que queria de te mostrar.

Olha só isso:

Tópicos que o keyword planner não mostrou e que mostra um crescimento de buscas e merecem ser analisadas caso fosse entrar no nicho de emagrecimento, podendo usar esses tópicos como palavras chave “sementes” para obter mais relacionadas sobre cada uma nas ferramentas acima.

Você pode aplicar isso para qualquer nicho que quiser. Coloque uma palavra chave e veja as relacionadas.

Preço: Gratuita

6.Alexa

Essa ferramenta mostra um dado interessante.

Quais palavras-chave de pesquisa enviam tráfego para este site?

Apesar de não ser tão preciso você é capaz de ter ideia dos top 5 palavras chave que mais atrai tráfego para o site. É um recurso a mais para ter ideias apesar de eu pessoalmente gostar de usar o sem rush para isso.

Além disso a o alex costuma mostra o ranking do site no país e ranking global.

Preço: Gratuita

7.Longtail pro

Para analizar a concorrência do google geralmente no mundo do seo seguimos algumas métricas.

É verificado:

  1. a) PA e DA
  2. b) A quantidade de backlinks para uma página e domínio
  3. c) Se os top 10 possui a palavra chave alvo nos títulos ou não

Essa é a ferramenta idealizado por Spencer do niche pusuites. A ideia da ferramenta é bem interessante para quem trabalha com a criação de sites de nicho e com blogs de autoridade.

O propósito do long tail pro é facilitar o processo de encontrar palavras chave de cauda longo com baixa concorrência ou seja com mais facilidade para obter ranking no google.

Ela possui recurssos de rapagem onde dá ideias de kewords como o keword planer, porém ela possui recurssos que a torna melhor.

Ela te permite já ter uma visão geral com a principais métricas o que pode ser interessante:

  1. Mostra o top da 10 do ranking para uma palavra chave
  2. Quantidade de baclink para cada site do top 10
  3. Métricas de PA e DA
  4. Idade do domíno

Preço: Plano mensal e anual com a opção de $1 dolar no primeiro mês de assinatura.

8.wordze

Se você está sofrendo com aquela limitação do keywords planner essa é uma boa alternativa para driblar a situação.

Basicamente o wordze faz quase o mesmo trabalho da ferramenta do google, ela te mostra as métricas básicas do GKP:

  1. a) Volume de buscas mensais
  2. b) CPC

O ponto positivo do wordze é que mostra com mais precisão o volume de buscas característica do kewordplaner na era antes da limitação. Além disso ela oferece a opção de raspagem para keword de cauda longa.

Outro detalhe legal é que possui a versão grátis sem limite de uso.

O único ponto negativo que percebi na ferramenta foi á falta de salvar os dados uma vez já configurado no processo de pesquisa.

No kewords planer você só define uma vez o país e a língua que deseja.E depois já fica tudo salvado e é só partir para a pesquisas.

Já no wordze é necessário selecionar o país e o idioma a cada nova raspagem de palavra chave. Apesar desse contratempo a ferramenta não deixa de ser uma boa alternativa para o keword planer.

Que á pra nós ninguém merece ver um volume de buscas com uma falta de precisão tão grade como 1.000 a 50.000 buscas mensais.

Preço: Possui versão gratuita

9. Sugestão do youtube

O youtube também é um motor de buscas portanto assim como o google a plataforma oferece sugestão de pesquisa.

Se você começar uma palavra no campo de buscas do yotube a tendência é que ele te sugira assuntos populares dentro do tópico.

É um local interessante para descobrir tópicos populares para criação de conteúdo seja em texto, vídeo ou em outros formatos que desejar.

Preço: gratuita

10.SEMrush

Essa é na minha opinião a melhor ferramenta para um visão geral da concorrência isso porque com o semrush você é capaz de descobri quem são os maiores (em termos tráfego) dentro de um nicho de mercado.

Muito além disso você pode descobri as principais palavras chave que mais atrai tráfego do google para o site em questão ou que tornar esse um dos melhores recursos da ferramenta. Uma vez que se pode encontrar muitas ideias de palavras chave de baixa concorrência e que já tem dado certo para outros sites de nicho.

Características básicas:

  1. a) Volume de tráfego mensal
  2. b) Lista de palavras chave que mais atrai visitas para um site
  3. c) Ranking dessas palavras chave no google
  4. d) Lista dos principais sites relacionados que domina a primeira página

Se você está começando um novo blog essa é uma ótima forma de descobrir o que está trabalhando em um nicho.

Um vez sabendo a principais keywords para o blog…

Pegue um domínio de um blog dentro do nicho em foco e que está no top 1 do ranking e joga no semrush.

Após isso ele vai ter fornecer as métricas citadas acima. Enxague e repita o processo com outros sites para ter mais ideias do mercado e claro ideias de palavras chave que já está atraindo muito tráfego para os sites de um determinado nicho.

Preço: Possui uma versão gratuita com limitação de uso. Possui versões mais completas porém pagas de forma mensal ou anual.

Outras Ferramentas de palavras chave

Além de todas citadas acima, existe as menos populares para essa finalidade, mas que também fornecem dados sobre palavras chave.

  1. Ahrefs
  2. KWFinder
  3. Keyword Keg
  4. Secockpit
  5. Market Samurai
  6. Google Webmaster Tools
  7. keywordshitter
  8. Scrapebox
  9. Spyfu
  10. Google analytics

 


Você Sabia Que Comprando Algum desses dois Treinamento abaixo Com Meus Links de Indicação Você Ganha 2 BÔNUS?

MEUS BÔNUS para os cursos Máquina de vendas online do thiago bastos e o formula negócio online do Alex vargas:

  • 1-Entrar nos meu grupo exclusivo do facebook
  • 2- Suporte personalizado pelo whatsapp
    ______________________________________________
    CONTATOS:

Instagram: @adionessousa
Facebook: https://www.facebook.com/adionessousa10
E-mail: contato@blokindo.com

✉️ QUER TIRAR DÚVIDAS? ME CHAMA NO WHATS!

➡ WHATSAPP: 37 99121-7349

(PARA QUEM TA NO EXTERIOR: BRASIL +55)

Adiones

Encontrou no empreendedorismo digital a melhor forma para começar um negócio que permite automatização e escala dos ganhos. Usa o Blokindo como canal de comunicação para compartilhar o seu conhecimento de forma a ajudar o maior número de pessoas que também desejam empreender em casa através da internet.

Website: http://wwww.blokindo.com