O Plano Estratégico de Seo para Analisar os Top 10 do Ranking Para conseguir Colocar o Seu Blog no Topo do google

Opa, tudo certo? Adiones aqui.

Esse é um dos artigos mais importantes desse blog.

Isso porque nele está a base para você começar um blog de nicho e ter uma maior chance de ter resultados financeiros.

Então vamos ao tópicos de hoje:

  • #Historia e Funcionamento do google
  • #Resultados orgânicos vs Resultados pagos
  • #Fatores Para Ranquear: O que analisar no top 10 ranking do google
  • #Como eu construí um blog de NICHO que classificou # 1 em Google e já mim fez R$ 400,00

Como funciona o melhor motor de buscas de conteúdo do mundo

Você já se perguntou como que funciona o google?

Já que é ele que empurra as pessoas para os sites e blogs.

Eu também fui uma das pessoas que não fazia ideia do que e de como que o google era capaz de fazer as pesquisas e nos dar as resposta para quase tudo que se imaginar.

Muitos dizem no mundo dos seo (pessoas que estudam e fazem milhares de testes) com os algorítimos do google, que a empresa usa centenas de critérios para posicionar um blog nas primeiras posições de suas páginas.

Talvez você ainda não saiba, mas estar nas primeiras posições das pesquisas significa milhares de dinheiro a ser feito dependendo da indústria que um site estiver envolvido. E não é a toa que milhões de empresas pagam o Google para colocar anúncios no topo da serps.

O google é uma verdadeira máquina para atrair clientes altamente pagantes. Isso significa muitas oportunidades para vendas e fechamentos de diversos tipos de negócios.

Se você é um iniciante e não consegue ainda entender porque “diabos” eu, você ou empresas pagariam o google para aparecer no topo, ou porque que se investiria tanto tempo e energia em construir um blog do zero…

Vamos a um rápido exemplo:

Roberto está com desejo de ganhar massa muscular.

Ele poderia pesquisar no google para encontrar informações a respeito:

  • Como ganhar massa muscular rápido
  • Dicas de como ganhar massa muscular
  • Como malhar para ganhar massa muscular
  • Exercícios para ganhar massa muscular

Segundo dados aqui, para os sites que aparecem nas primeiras páginas do google, detém de 91,5% de todas as pesquisas sobre um assunto.

Agora pense no blog do Lucas sobre exercícios físicos.

Onde encontra muitas informações de valor sobre ganho de massa muscular voltado a iniciantes em musculação.

Como o conteúdo do blog é focado em um nicho de mercado, os visitantes acabam sendo pessoas muito interessadas nesse tópico.

Resultado?

É que Lucas tem em seu blog pessoas querendo resolver um problema e o mais legal é que ele pode oferecer soluções.

Onde existe um problema e onde existe alguém com uma solução, o que acontece?

As pessoas poderão gastar (investir) dinheiro para solucionar. Dependendo do gral do problema o interesse em investir é ainda maior.

Nesse tópico surge algo muito interessante para você analisar quando for fazer pesquisas de palavras chaves:

  • 1. Olhe o grau de preocupação que a pessoa está tendo quando escreve no campo de pesquisa.
  • 2. Tente entender o interesse comercial da palavra e avalie se essa pessoa poderia ser o seu potencial cliente após um relacionamento no blog ou não.

As pessoas que pesquisam sobre como fazer arroz, por exemplo. Não possuem tanto interesse comercial, quanto uma pessoa que pesquisa sobre como ganhar massa muscular rápido no google.

É muito importante avaliar o senso de urgência que a pessoa está tendo em encontrar uma solução, também.

O senso de urgência pode ser pra mais ou pra menos.

Você pode perceber isso através dos termos que as pessoas usam para procurar informações na internet. Olhando para o interesse comercial e o senso de urgência. Do quão rápido elas precisam resolver um determinado problema.

Nesse exemplo, o blog do Lucas poderia ser monetizado de várias formas:

  • Fazer reviews de suplementos alimentares (sendo afiliado de empresas desse ramo).
  • Criar um produto digital em ebook ou em vídeo aula para ajudar a sua audiência a ganhar massa muscular.
  • Indicar um produto de um profissional da área e ganhar uma comissão a cada venda.
  • Ceder espaço publicitário para empresas anunciar (academias, lojas de suplementos, eventos de fisiculturismo etc.)

Então perceba que as oportunidades são muitas para quem conseguir visitas do google. E dependendo do mercado que pertencer o seu projeto o lucros podem ser impressionantes.

Porém hoje não é tão simples começar um novo blog e já conseguir milhares de visitas do dia para noite.

Isso era possível alguns anos atrás.

Pois o google ainda estava digamos na sua versão “beta” os engenheiros da empresa ainda estavam descobrindo formas mais eficazes para dar resultados melhores e mais relevantes para os usuários que pesquisava na ferramenta.

E com isso, houve muitos casos de spam massivo.

Ao longo dos anos o google vêm lutando para combater (seos e agências) que tentam manipular os resultados a fim de conseguir visitas para os seus negócios.

Isso inclui blogueiros, agencias, empresas e por aí vai.

Como falei acima, estar nos primeiros resultados em determinados mercados é igual a milhões de reais a serem feitos.

Pois as pessoas usam o google para buscar diversos tipos de informaçõe e geralmente boa parte das pessoas vão clicar nos primeiros sites que aparecem. E como não tem como estar todo mundo no top  10 dos resultados, naturalmente em muitos setores vão ter uma disputa de “foice”para estar ali no ranking #1 do goole.

E essa briga por posições leva a muitas pessoas e empresas recorrer a estratégias contra as regras do google.

Como criação de backlinks, spam em massa, cópia de conteúdo, construção de Pbns e por aí vai.

Na versão beta do google a empresa usava o fator palavras chaves muito a sério. Logo os algorítimos levava em consideração AS páginas que continham mais repetição de uma keyword (palavras chave) no texto.

E logo, após descoberto, o que mais se via era blogueiros lotando os textos com a palavras chave que se pretendia ranquear no google. Essa foi a época onde muita gente aproveitou para ganhar rios de dinheiro através do adsense. Que é uma das formas de monetização de blogs mais conhecidas na internet.

Mas ao passar do tempo a empresa evolui como era de se esperar e novas atualizações surgiram visando a melhor os resultados das pesquisas e acabar como sites que havia feito spam (repetindo em excesso palavras chaves ) abusando assim do algorítimos do google.

Após centenas de atualizações a empresa tornou o seu motor de busca muito mais poderoso e mais esperto, podendo detectar com mais facilidade as pessoas que tentam burlar as políticas da empresa.

Apesar de hoje ser mais difícil de ranquear um novo site no google dependendo do mercado, ainda sim surgiu muitas outras estratégias na tentativa de driblar os algorítimos para se chegar no topo.

E daí surgiu no mundo do seo os termos de chapéu preto e chapéu branco.

Falado muito no exterior nos principais grupos de seo do mundo. Onde se fala de centenas de assuntos ligados a posicionamento de sites, afiliação, marketing por email, entre outros assuntos ligados ao marketing pela internet.

Resultados orgânicos vs Resultados pagos

Você já deve ter percebido:

Quando fazemos uma pesquisa no google.

Rapidamente recebemos os resultados para um determinado termo, onde milhares e até milhões de sites são apresentados, que de alguma forma falam do tema desejado, alguns de forma direta e outros indiretamente.

Mas além dos sites que aparecem.

Também surgem blocos de anúncios que normalmente ficam nas primeiras posições. Esses anúncios são de pessoas ou empresas que estão pagando ao google para aparecer para determinados assuntos.

Na imagem acima vemos nos primeiro resultados anúncios e logo á direita também possuem um espaço destinado a empresas que anunciam.

E logo abaixo destacado em azul temos os resultados chamados de orgânicos, que já são os resultados “naturais” se sites relevantes ao tema segundo o google.

Fatores Para Ranquear: O que analisar no top 10 do ranking no google

Essa é a essência para posicionar:

O uso da palavra chave.

Mesmo que o google tenha evoluído e muito os seus algorítimos, a empresa ainda continua dando relevância para o que se considera importante.

Já que a palavra chave dentro de um tópico é uma das melhores formas para mostrar que o seu conteúdo é relevante para o termo buscado pelas pessoas.

No entanto já não é mais necessário escrever um artigo e repetir o termo que deseja ranquear no google 20 a 50 vezes. Pois se fizer isso provavelmente o seu blog será penalizado. Os algorítimos possui hoje diversos filtros para evitar esse tipo de abuso, então ao invés de ajudar, esse tipo de prática pode lhe trazer resultados negativos.

O ideal é repetir dentro de um número aceitável e usar sinônimos ao invés de sempre o mesmo termo alvejado. Mencionar a palavra chave uma a duas vezes no texto já é o suficiente.

A importância do título do artigo

Até aqui você já começo a entender a importância da relevância do seu conteúdo certo?.

Mas o que ainda é mais necessário é o uso da palavra chave que deseja ranquear no título do seu novo post. Isso é o básico. E claro seguir sempre as boas práticas.

Pela amor de Deus não vai colocar uma palavra chave no título e depois escrever um artigo que não tem nada haver com o assunto em foco.

O que são os backlinks

Conhecidos também como hiperlink. São links apontando para outro site.

Eles são vistos pelo google como um voto de confiança. Ou seja, quanto mais blogs linkar para algum conteúdo ou o seu blog em geral mais autoridade e confiança você ganha diante do google.

E o peso de cada backlink pode variar de acordo com a autoridade do domínio e a autoridade da página do site que linkar pra você.

Nisso entramos nos conceitos de DA e PA.

  • #DA: Autoridade de um domínio
  • #PA: Autoridade de uma página

Uma empresa conhecida como moz é composta por uma grade equipe de pessoas que estudam em profundidade os algorítimos do google e nisso compartilham muito conteúdo sobre otimização de sites, diversos recursos e ferramentas.

Uma dessas ferramentas de seo é o open site explorer que dar uma pontuação de 0 a 100 para domínios e páginas da web. Isso segundo a empresa, ajuda a descobrir ou pelo menos facilita um pouco a ver o nível de dificuldade para conseguir ranquear um site nas primeiras posições do google.

Voltando ao ponto dos baclkins, se você ter um backlinks de sites com um PA e DA alto, provavelmente isso ajudará a ter melhores classificações.

 O seo onpage de um site

Seo onpage é a estrutura interna de uma página.

  1. Url do artigo
  2. Título
  3. Texto
  4. Links internos
  5. Links externos
  6. Imagem

Para entrar em um nicho eu costumo analisar alguns fatores para ver o nível da concorrência.Pois dependendo da área pode ser praticamente impossível chegar ao topo e também existem mercados tão fáceis que mesmo sem muito conhecimento de seo é possível ter bons resultados.

Essas são as perguntas que sempre me faço atualmente quando estou a analisar os 10 primeiros sites que estão ranqueando para uma determinado assunto ou palavra chave.

Confira:

  • A palavra-chave está nos títulos da página?
  • A palavra chave principal foi mencionada no artigo?
  • Os artigo são de alta qualidade ou com pouco texto?
  • Quantos links estão apontando para a página?
  • De onde está vindo os links?
  • Os sites possui uma página e domínio de alta autoridade?
  • Tem sites fracos no top 10 (fóruns, yahoo resposta e outros sites de nicho)?

Vamos ver um pouco sobre cada uma dessas perguntas.

A palavra-chave está nos Títulos da página?

Mesmo que o google tenha ficado muito mais eficaz. O que não pode negar é que usar palavra chave ainda é muito importante.

Mas o ponto interessante aqui é que mesmo que tenha milhares de sites com muita autoridade de página e autoridade de domínio e mesmo com milhares de baclinks apontando para eles, você ainda pode ser capaz de vencê-los.

Como?

Sendo mais relevante para o google.

A chave aqui é trabalhar com as long tail ou no português palavras chaves de cauda longa.Para entender melhor sobre escolha de palavra chaves você pode está lendo este artigo. O google tende a posicionar na maioria dos casos artigos que estão focados em um termo.

Logo se tiver milhares de sites usando o termo: como pescar traíra

Pode ser que mergulhando nas pesquisas por palavras chaves relacionadas e caudas longas, você encontre termos que poucos sites estão alvejando nos títulos o que torna o seu trabalho muito mais fácil.

A ideia é encontrar dezenas de palavras chaves que quase ninguém está usando nos títulos dos artigos que estão no top 10 da primeira página.

E não estou falando de termos com milhares de buscas no google e sim de termos que possui poucas buscas, mas que são muito mais fáceis de ranquear e obter visitas no seu blog.

Palavras de cauda longa geralmente ficam entre 20 a 2000 buscas mensais.

  • 50 buscas mensais
  • 100 buscas mensais
  • 170 buscas mensais
  • 280 buscas mensais
  • 800 buscas mensais
  • E a lista segue

Mas Adiones você está ficando louco? Porque eu focaria em palavras chaves com tão poucas buscas assim? Isso não seria perda de tempo?.

É matemática simples.

Se com um artigo você consegue 70 visitas basta encontrar outras caudas longas e replicar o processo em outros artigos para se somarem e no final do mês você verá que vale apena.

Lembrando que muitas palavras chaves de cauda longa possuem centenas de termos variados o que acaba ajudando a rechear os seus artigos para mais visitas ao longo do tempo.

Essa tem sido a estratégia que tenho aplicado nesse estudo de caso aqui, e tem fucionado melhor que simplesmente entrar em um nicho e começar a escrever sobre os termos mais buscados.

Veja bem:

Não adianta nada você pegar uma palavra chave de 1.000.000  de buscas mensais se o seu novo blog não conseguir chegar nem na terceira página do google por causa do nível da dificuldade (concorrência).

Aí é onde acontece aquele momento que se escreve um artigo incrível e completo, passa-se dias, semanas e meses mas ninguém o visita.

Porque será?

Muitas vezes pode ser porque você está focando em palavras chaves de milhares de buscas mas que a concorrência é muito forte.

Por isso é mais vantagem focar em caudas longas com poucas buscas mas que você sabe que pode chegar no topo e obtê-las no seu blog.

A palavra chave principal foi mencionada no artigo?

Mencionar a palavra que deseja ranquear uma, duas e no máximo 3 vezes é interessante para o google perceber relevância no tema. Não é mais necessário repetir mais que isso, pois no médio a longo prazo só tenda a atrapalhar no ranking.

É legal complementa isso com termos relacionados e sinônimo.

Então o que geralmente faço é trabalhar com termos relacionados a palavra chave que desejo ranquear no google o que ajuda a tornar o conteúdo mais relevante sem cair no excesso de otimização.

Muitas vezes você na etapa de analisar a concorrência nos ranking verá artigos que não possui o termo alvejado no texto e sim, apenas no título. Não é decisivo isso mas pode fazer um pouco de diferença na hora de vencê-lo. Mas a palavra chave no título ainda é mais importante.

Os artigos são longos ou com pouco texto (baixa qualidade)?

O conteúdo não é o fator único que fará ranquear um site como tentam colocar na sua cabeça.

Pois exitem sites em certos nichos que não tem quase nada de artigos e mesmo assim estão no topo do ranking. É possível ranquear um site com pouquíssimo conteúdo. Até com apenas uma página no site.

Porém já seria necessário abusar um pouco do algorítimo e entrar no que se chama mundo do chapéu preto, onde muitas pessoas usam estratégias contra as políticas do google para obter melhores posicionamentos.

Construção de backllinks em pbns, web 2.0 e cometário em massa são algumas dessa práticas.

Agora se você está indo para a construção de um blog profissional sem a prática desses recursos contra as políticas do google a melhor forma é usar o conteúdo a seu favor.

O conteúdo é muito importante para relacionar com os usuários que visitas o seu blog. Ele é peça fundamental para a conversão dos seus potenciais clientes.

É notável que os algorítimos do google gostam de rastejar sobre palavras e frases relevantes ao que uma pessoa coloca nas pesquisas. Logo se uma página contém um artigo bem longo com foco em um termo chave e com muitas variações de cauda longa, as chances são de receber muitas visitas ao longo do tempo.

E usando a estratégia de alvejar cauda longa facilitará o processo.

Quantos links estão apontando para a página?

O google ver cada backlink como um voto de confiança.

Se exitem sites de muita autoridade linkando para você o google notará isso e elevará o seu posicionamento e por consequência mais visitas no seu projeto.

Então no processo de analisar os top 10 sites, uma das coisas a ter em mente é a quantidade de backlinks que uma página possui.

Quantidade vs qualidade: De onde está vindo os links?

O google dava muita relevância alguns anos atrás para a quantidade de baclkink que um sites tinha, logo isso foi um prata cheio para spamers e blogueiros burlar o sistema. Criando em massa milhares de bacliks com ferramentas automatizadas.

Mas como sempre ao passar do tempo surgiu mais atualizações e o google passou a penalizar os sites que tinha muitos backlinks com suspeita de spam.

Hoje os algorítimos do goole leva mais em conta a qualidade do link. Ou seja, é muito melhor você ter um site como:

  • sbt.com.br   PA: 63  DA: 60
  • globo.com    PA: 85  DA: 85
  • pt.wikipedia.org   PA: 85  DA: 100

Olhando esses 3 exemplos vemos que são sites com métricas altas já que estão próximo a 100, nota máxima da ferramenta da moz.

Se você conseguir um link de sites como esses com um alto PA e um alto DA os seus ranking iriam a altura. Porém não é fácil conseguir que sites como esses de muita autoridade link para o seu sites ainda mais se ele for novo.

Nesses casos são ainda mais difíceis porque são portais de notícias o wikipédia é difícil mas ainda é possível.

Enfim, isso é só para você entender o que é um link de qualidade e um link de má qualidade.

Se os links estiver vindo de sites com pouco DA e Pouco PA isso significa um voto de pouca confiança para o google.

Logo ter um site com PA: 0   e um  DA: 10  não tem quase nenhum peso, ao contrário do que seria ter um link direcionando para o seu blog com um PA: 30  DA: 20.

Quanto mais próximo de 100 as métricas, mais peso tem o backink ao efeito de ranking, nas páginas do google.

Ao longo dos anos surgiu muitas estratégias para se construir backliks para um site e dentre elas estão formas de chapéu preto e de chapéu branco.

Chapéu preto:

  1. Contrução de PBN
  2. Comentários em massa
  3. Comprar link em sites

Chapéu branco

  1. Guest post
  2. Guest infográficos
  3. Guest vídeos

Tem sites fracos no top 10 (fóruns, yahoo resposta e outros sites de nicho)?

Concorrência fraca.

Outra forma de ter uma noção da dificuldade de ranquear um artigo é vendo se possui fóruns nas primeiras posições.

O motivo é simples:

Na maioria dos casos portais como o yahoo reposta não são devidamente otimizados para o google, o que geralmente acontece é por acaso as perguntas das pessoas aparecerem para um determinado termo nas buscas.

Isso em parte acontece por causa da autoridade de domínio do yahho e por conter kewords de cauda longa (perguntas das pessoas sobre um tema).

E como dito lá encima, como caudas longas são mais fáceis de posicionar o yahoo mesmo com apenas tendo o termo no título acaba aparecendo.

Não quer dizer que sempre que avistar o yahoo resposta que você conseguirá ranquear o seu artigo, mas é mais um fator que ajuda você ter uma ideia da dificuldade.

Seo é um conjunto de fatores.

É por isso que não se pode afirmar algo somente olhando apenas uma peça do quebra cabeça. Unindo as peças você consegue uma visão melhor e mais realista sobre a sua concorrência.

Outros tipos de páginas que são usados pelos usuários comuns e portando quase sempre sem otimização de seo.

  • Perfis de redes sociais
  • Yahoo Respostas
  • Artigo diretórios
  • Qualquer tipo de Fórum
  • Web 2.0 (wordpress.com, blogspot etc)

Esses são os pontos mais importantes que olho antes de começar um site. Para complementar essas informações você você ver esse estudo de caso:

 

 


Você Sabia Que Comprando Algum desses dois Treinamento abaixo Com Meus Links de Indicação Você Ganha 2 BÔNUS?

MEUS BÔNUS para os cursos Máquina de vendas online do thiago bastos e o formula negócio online do Alex vargas:

  • 1-Entrar nos meu grupo exclusivo do facebook
  • 2- Suporte personalizado pelo whatsapp
    ______________________________________________
    CONTATOS:

Instagram: @adionessousa
Facebook: https://www.facebook.com/adionessousa10
E-mail: contato@blokindo.com

✉️ QUER TIRAR DÚVIDAS? ME CHAMA NO WHATS!

➡ WHATSAPP: 37 99121-7349

(PARA QUEM TA NO EXTERIOR: BRASIL +55)

Adiones

Encontrou no empreendedorismo digital a melhor forma para começar um negócio que permite automatização e escala dos ganhos. Usa o Blokindo como canal de comunicação para compartilhar o seu conhecimento de forma a ajudar o maior número de pessoas que também desejam empreender em casa através da internet.

Website: http://wwww.blokindo.com